Editorial

Dr. Jorge Mayol

Centro Cardiológico Americano Uruguay , Montevideo

Prezados colegas e amigos:

Desde a sua criação, as Jornadas Regionais SOLACI realizaram 29 eventos, reunindo mais de 10.000 participantes entre médicos e técnicos, que não apenas aprofundaram seus conhecimentos científicos, mas também confraternizaram com representantes de outros países de cada região.

As Jornadas Regionais SOLACI são essencialmente PARTICIPATIVAS, onde são promovidos formatos didáticos interativos, estimulando a participação do público e a discussão sobre casos clínicos. O sucesso do Concurso de Casos para Jovens Intervencionistas tem sido enorme, coordenado pelo Dr. Pedro Trujillo (Uruguai), já que oferece aos nossos jovens colegas um espaço de desenvolvimento e encontro, com o estímulo de ter acesso a prêmios destacados.

Neste ano, relançaremos o Concurso de Imagenologia em Cardiologia Intervencionista, coordenado pelos Drs. Gustavo Vignolo (Uruguai) e Jaime Fonseca (Colômbia), um formato didático, ameno e profundamente educativo, no mais moderno conceito da palavra.

Nas Jornadas Regionais de 2014, com a direção do Dr. Pedro Hidalgo (Venezuela), foi relançado o Programa solidário SOL-SOLACI, que promove a realização de procedimentos em pacientes sem cobertura financeira. Graças aos Diretores do Programa SOL, Dres. Marcelo Halac (Argentina) e Erick Hornez (Bolívia), e às empresas solidárias, foram repetidos nas três Jornadas de 2015 e já estamos trabalhando para que nas jornadas de 2016 mais pacientes sejam beneficiados por esta extraordinária iniciativa.

Neste boletim especial Jornadas Regionais, destacados intervencionistas LATAM que participaram das Jornadas Cone Sul 2015 de Assunção – Paraguai compartilham alguns dos temas apresentados.

O Dr. Fernando Cura (Argentina) nos atualiza sobre o tratamento do IAM; o Dr. Miguel A. Quintana (Paraguai) faz uma revisão do tratamento do choque cardiogênico por IAM; o Dr. Marcelo Halac (Argentina) aprofunda nas evidências 2015 do tratamento da doença do tronco da coronária esquerda e múltiplos vasos. Por último, o Dr. Rodrigo Abreu (Uruguai) apresenta o caso clínico com o qual resultou ganhador do Concurso de Casos para Jovens Intervencionistas: "IAM por dissecção coronária, secundária a traumatismo fechado de tórax".

Esperamos que desfrutem da leitura deste Boletim Especial Jornadas Regionais Paraguai 2015.

Convidamos a todos a agendarem as datas das próximas Jornadas SOLACI 2016, de abril em La Habana - Cuba, de setembro, em Equador, e de dezembro, em Puerto Varas, no sul do Chile, e assim viver a gratificante experiência de fazer parte de uma Jornada Regional SOLACI onde combinaremos educação médica de alta qualidade, integração com os colegas do nosso continente e a visita aos belos países irmãos.

Dr. Jorge Mayol 
Diretor Jornadas

Dr. Mario Araya
Sub-Diretor Jornadas

*
*
*