Boletim Educativo N Nro. 106
Prezados colegas,
Com muita satisfação completamos mais um número do nosso Boletim Educativo que desde seus primeiros passos, há já mais de 10 anos, tem tentado de se renovar e se adequar às mudanças que a tecnologia impõe em matéria de divulgação cientifica e educativa.
Nesta línea, os integrantes do ProEducar, o Conselho Assessor e a Direção da SOLACI temos feito algumas mudanças com o objetivo de continuar avançando na comunicação com os nossos leitores.
Por este motivo, as próximas publicações serão bi-mestrais e vão-se abordar temas específicos em cada emissão tentando de atingir o mais alto nível acadêmico e prático.
O boletim que apresentamos nesta oportunidade aborda um tema de muita atualidade como é a parceria entre distintas especialidades no tratamento de patologias complexas que precisam de um âmbito de trabalho comum como são as salas chamadas atualmente “híbridas”.
O doutor Eduardo de Obeso Gonzalez faz uma interessante revisão sobre a abordagem híbrida da cardiopatia estrutural detalhando os principais cenários nos quais se desarrolha esta forma de tratamento atual.
Os doutores Luis Álvarez Contreras e Gabriel Maluenda demonstram que o manejo híbrido na doença coronária é uma forma real e factível de tratamento na doença coronária de múltiplos vasos em pacientes selecionados com o fim de diminuir a morbi-mortalidade do procedimento.
Na nossa clássica Entrevista aos Especialistas os Doutores Roberto Battellini e Vadim Kotowicz nos responderam os aspetos de grande importância pratica no manejo híbrido do arco aórtico.
O Caso Clínico aportado pelos Doutores Benigno Ferreira, Ledu Lara, Silvestre Montoya e Karla Soto, trata de dar um exemplo no tratamento conjunto de cirurgiões e intervencionistas de um paciente de alto risco, com doença coronária associada à valvulopatia mitral.
Nesta nossa nova etapa, achamos que podemos continuar brindando uma atualização periódica dos aspetos mais importantes do intervencionismo, sem se afastar da línea que desenharam os criadores do Boletim Educativo que confiamos continuara sendo assim, como o Doutor José Gabay escrevera numa das primeiras editoriais do Boletim “Uma ponte que conecta a todos os profissionais da especialidade distribuídos em distintas partes de America Latina”.
Esperamos contar com seus comentários e que o conteúdo deste Boletim cumpra com suas expectativas.
Boa leitura.
Dr. Leandro Martínez Riera
Diretor Boletim Educativo ProEducar-SOLACI