Editorial

Acessos para TAVI

Dr. Matías Sztejfman

Sanatorios Finochietto y Güemes. Director Asociado del Boletín Especial Vías de Accesos para TAVI. Argentina , Ciudad Autónoma de Buenos Aires

Estimados colegas e leitores do ProEducar:

Compraz-me apresentar um novo número do Boletim ProEducar. Nesta oportunidade, trazemos um tema muito atual e que desperta grande interesse: abordaremos as diferentes vias de acesso que podem ser utilizadas para realizar um Implante Percutâneo da Valva Aórtica.

Neste interessante número, os autores colocam em dia os temas e técnicas mais relevantes sobre acessos vasculares. Adicionalmente, cada um deles descreverá o passo a passo para desenvolver o procedimento de forma fácil e segura.

Para começar, o Dr. Alberto Barria Pérez nos expõe de maneira brilhante e clara a controversa técnica do acesso transcarotídeo com diferentes tipos de dispositivos.

Posteriormente, este que lhes escreve realiza uma descrição acerca do acesso transaxilar, muito utilizado como alternativa com a prótese autoexpansível.

Na sequência, o Dr. Michael Howard, que tem grande experiência no acesso transapical com diversos dispositivos para TAVI, ilustra-nos através de interessantes imagens e uma seção de passo a passo os truques e segredos para realizar dita intervenção de forma fácil e segura.

O Dr. Gabriel Maluenda, especialista no manejo do acesso transfemoral, explica-nos com praticidade como simplificar o acesso transfemoral com o uso de oclusão percutânea para realizar um TAVI minimamente invasivo.

O Dr. Jaime Fonseca e col. nos explica de forma clara como realizar uma intervenção por acesso transcava e, por sua vez, detalha-nos evidência sobre o mesmo.

Por último, o Dr. Cesar Moris e col. nos descreve como realizar uma intervenção por acesso transaórtico ou aórtico direto com um detalhamento passo a passo muito ilustrativo.

Esperamos sinceramente que este novo número do Boletim enriqueça sua prática.

Saudações afetuosas e muito boa leitura!

 

Dr. Matías Sztejfman

Subchefe de Hemodinâmica do Sanatório Finochietto.

Subchefe de Hemodinâmica do Sanatório Güemes.

Nesta edição

Editorial

Acessos para TAVI

Dr. Matías Sztejfman
Paso a Paso

Acesso transcarotídeo

Dr. Alberto Barría P.
Paso a Paso

Acesso transaxilar

Dr. Matías Sztejfman
Paso a Paso

Acesso transapical

Dr. Michael W. Howard
Paso a Paso

Acesso trasfermoral "minimalista"

Dr. Gabriel Maluenda
Paso a Paso

Via de acesso transcava

Dr. David Hernández, Dr. Jaime Fonseca, Dr. Antonio Dager, Dr. Camilo Arana, Dr. Bernardo Caicedo, Dr. Luis Miguel Benítez, Dr. Carlos Nader, Dr. Jairo Cadena, Dra. Ángela Cucalón
Paso a Paso

Acesso transaórtico

Dr. César Morís, Dr. Isaac Pascual, Dra. Raquel del Valle, Dr. Pablo Avanzas
*
*
*