A iniciativa Stent-Save a Life olha para a América Latina.

Dr. Christoph K. Naber

Stent-Save a Life Chairman

A Iniciativa Stent for Life (SFL) foi fundada em setembro de 2008 em uma parceria entre a Sociedade Europeia de Cardiologia, a Associação Europeia de Intervenções Percutâneas Cardiovasculares e a EuroPCR e sua missão é promover a indicação da Angioplastia Primária (ATC-p) nos pacientes com infarto com elevação do segmento ST (IAMcST) visando a reduzir sua mortalidade.

A iniciativa tem 2 objetivos principais para que o projeto seja bem-sucedido:

  1. Definir regiões com necessidades não cumpridas no manejo ótimo dos pacientes com síndromes coronarianas agudas
  2. Implementar um plano de ação para aumentar o acesso dos pacientes à angioplastia primária quando esta estiver indicada

A iniciativa tem sido extremamente efetiva durante os últimos 8 anos, tendo melhorado o acesso dos pacientes com IAMcST à ATC-p em todos os países participantes, sem exceção.

O projeto foi desenvolvido ao longo de toda a Europa e atualmente participam 21 membros e países filiados.

No final de 2016 os fundadores da Iniciativa avaliaram não somente o sucesso que a mesma teve nos últimos anos mas também o potencial que apresentava.

Viram que a Iniciativa tinha ultrapassado as fronteiras da Europa, e que países como o Egito, a Tunísia, a África do Sul, a Índia, o Sri Lanka, a Argentina e o México se somaram mostrando um grande interesse e necessidade de fazer parte da mesma. Por isso, sem que percebêssemos, Stent for a Life tinha se transformado em uma Iniciativa global, o que obrigou os fundadores a repensar como adaptar a iniciativa e a se preparar para as mudanças futuras.

 

“Stent for Life” se transforma em “Stent – Save a Life”

Um novo nome denota uma nova era e envia uma vigorosa mensagem ao mundo. Acreditamos que este novo nome deveria ser suficientemente distinto como para servir como uma marca distintiva para a nova iniciativa global, mas similar para demonstrar que nossa missão permanece intacta:

A Iniciativa Stent-Save a Life busca melhorar o cuidado e o acesso dos pacientes com infarto à angioplastia primária, visando a reduzir sua mortalidade e sua morbidade.

Esperamos poder motivar e inspirar novos países da América Latina a se unirem à Inciativa Stent-Save a Life!

Dr. Christoph K. Naber

Stent-Save a Life Chairman